A moda dos anos 90 que está de volta

A moda é um universo em constante movimentação e transformação, no qual o “novo” muitas vezes é uma reinvenção do passado. Nesse sentido, a moda dos anos 90 está de volta com toda a força, marcando presença nos guarda-roupas, vitrines das lojas e passarelas internacionais.

Os anos 90 foram uma época marcada pela diversidade e liberdade de expressão na moda. A década foi um caldeirão fervente de estilos que se misturavam entre si, gerando combinações únicas e inovadoras – grunge, minimalismo, hip hop, clubber são apenas algumas das tendências que dominaram a cena fashion da época.

O estilo grunge, originário da cena musical de Seattle nos Estados Unidos, é uma das tendências mais fortes dos anos 90 que retornou à cena atual. Caracterizado pelo uso de peças largas e despojadas como camisas xadrezes de flanela, jeans rasgados e botas Dr. Martens, o grunge representa um espírito rebelde e inconformista que ressoa muito bem em tempos atuais.

Outra tendência dos anos 90 que voltou com tudo é o minimalismo. Inspirado pelos estilistas japoneses Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo na década anterior, o minimalismo dos anos 90 era caracterizado por uma paleta de cores neutras (principalmente preto, branco e cinza) e silhuetas simples e limpas. Hoje em dia esse estilo pode ser visto nas coleções de marcas como Céline e Calvin Klein.

O hip hop também deixou sua marca na moda dos anos 90 com calças largas, tênis grandes e jaquetas bomber. As marcas de streetwear que dominavam a época, como FUBU e Tommy Hilfiger, estão voltando à cena atual com reedições de suas peças icônicas.

Outro estilo que retornou foi o clubber, caracterizado por roupas coloridas e brilhantes, estampas psicodélicas e acessórios extravagantes como óculos de sol redondos e mochilas em forma de alienígenas. Esse estilo pode ser visto na atual tendência do “youthquake”, que domina as passarelas com sua estética jovem e irreverente.

Além desses estilos, diversas peças icônicas dos anos 90 também estão voltando à moda. As mom jeans, calças jeans de cintura alta e corte reto, são um grande exemplo disso. Outras peças que estão voltando são os tops cropped, as camisas amarradas na cintura, as chokers (gargantilhas), os vestidos slip (vestidos leves e simples, geralmente de seda), entre outros.

É interessante notar como essas tendências dos anos 90 foram reinterpretadas para se adaptar aos gostos contemporâneos. Hoje em dia é possível ver uma versão mais sofisticada do grunge, um minimalismo mais atento aos detalhes e formas estruturais ou ainda um hip hop mais polido.

A volta da moda dos anos 90 nos mostra como a moda é cíclica e está sempre se renovando a partir do passado. Além disso, essa volta também reflete uma nostalgia pela década de 90 – uma época vista como mais simples e autêntica em contraste com o mundo hiperconectado e acelerado de hoje.

A reinvenção dos estilos dos anos 90 também mostra como a moda pode ser uma forma de expressar nossa identidade e nossas emoções. Assim, ao usar uma peça vintage ou inspirada na década de 90, não estamos apenas seguindo uma tendência, mas também conectando-nos com um período da história e seus valores – sejam eles rebeldia, simplicidade ou liberdade de expressão.

Em suma, a moda dos anos 90 que está de volta é mais do que uma mera tendência – é um reflexo de como a moda é influenciada pelo passado e pode ser usada para expressar quem somos e como nos sentimos. Então, seja você um fã do grunge, do minimalismo, do hip hop ou do clubber, há espaço para todos os estilos no universo da moda atual. E o melhor: sempre há espaço para reinventar esses estilos à sua maneira.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *